Start-up encontra solução para economizar energia de ar-condicionados

startup-ideas

A RVT Energia estuda solução tecnológica para reduzir consumo energético de ar condicionados utilizando inteligência artificial

A start-up RVT Energia está desenvolvendo um aparelho de inovação tecnológica que será instalado junto ao ar condicionado para economizar seu consumo de energia elétrica, o COLDVERTER. Esta é uma solução para muitos comerciantes, lojistas e moradores que lidam todo mês com os altos valores da conta de energia elétrica devido à utilização frequente deste eletrodoméstico.

A tecnologia em desenvolvimento visa reduzir o consumo de energia elétrica de ar condicionados em até 40%. A proposta desenvolvida pela start-up é construir dois dispositivos, um a ser instalado no interior do ambiente e outro no exterior, ao lado do condensador. Cada dispositivo contará com sensores de temperatura e umidade. A comunicação entre eles será sem fio, facilitando a instalação.

Para atingir o objetivo de economia, o produto contará com a união de variador de velocidade e inteligência artificial através dos métodos: aprendizagem de máquina e lógica fuzzy.

O variador de velocidade é o maior responsável pela economia de energia, podendo ser comparado com a atuação do pedal do acelerador do carro. Por exemplo, quando a temperatura do ambiente está alta, o variador de velocidade atua “acelerando”, para resfriar rapidamente o ambiente; e quando a temperatura confortável é atingida, o variador reduz a potência do sistema, similar a ação de “tirar o pé do acelerador do carro”.

Além da economia garantida pelo fato do variador de velocidade não “acelerar” o tempo todo, é obtida uma redução considerável no número de partidas do motor, reduzindo também o que se chama de consumo na partida, que é cerca de 10 vezes o consumo nominal do motor.

Mas para que isto aconteça em ar condicionados já instalados, alguns ajustes finos nos parâmetros do variador de velocidade são necessários, devido às suas características construtivas. Dessa forma, a RVT Energia propõe a utilização de técnicas modernas de aprendizagem de máquina, para que seja possível coletar informações e fazer os ajustes finos necessários, sem a necessidade da intervenção de um especialista durante a instalação do aparelho em desenvolvimento, podendo o próprio consumidor instalá-lo em seu ar condicionado.

A lógica fuzzy é integrada ao produto para potencializar a economia de energia que o variador de velocidade proporciona. Em testes de laboratório, esta técnica aumentou a economia em até 10%.

Outras tecnologias também estão sendo estudadas pela start-up para se integrarem ao produto proposto. Uma delas é a instalação Plug & Play, que objetiva facilitar a instalação do aparelho.

A start-up declara que o retorno do investimento da compra desta solução, quando estiver disponível no mercado, será de um ano, ou seja, a economia que o aparelho irá fornecer durante um ano pagará o produto.

A RVT Energia, sediada em São José dos Campos, São Paulo, foi fundada em 2013. Por meio de uma equipe multifuncional e especializada, a empresa realiza consultorias em eficiência energética de sistemas de refrigeração, além de realizar pesquisas e desenvolver projetos inovadores financiados por órgãos de fomento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *