Eficiência energética: minha empresa pratica?

energia-eletrica-credito-blogdodiegodias

Edifícios são responsáveis por mais de 40% do consumo total de energia primária e, consequentemente, são responsáveis por emissões de gases que provocam o efeito estufa.

Vários países obtiveram sucesso com a melhoria do desempenho energético de edifícios existentes com programas de conservação de energia.

Em 2005, a International Energy Agency estimou que, desde 1973, a melhoria da eficiência energética tem ajudado a economizar mais de 50% da energia consumida nos Estados Unidos.

No entanto, os sistemas de energia atualmente utilizados ainda estão longe de atingir os limites de eficiência estabelecidos pela segunda lei da termodinâmica (“A quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo”, ou seja, quando uma parte de um sistema fechado interage com outra parte, a energia tende a dividir-se por igual, até que o sistema alcance um equilíbrio térmico).

Com as tecnologias atualmente conhecidas, incluindo iluminação, aquecimento e equipamentos de refrigeração, existe um potencial significativo para melhorar a eficiência energética de forma rentável.

O que minha empresa ganha ao economizar energia?

Melhorar a eficiência energética proporciona um fluxo de caixa positivo imediato e relativamente previsível, resultante de contas de energia mais baixas.

Além das opções de financiamento convencionais disponíveis como empréstimos, outros métodos estão disponíveis para financiar projetos de modernização energética.

A obtenção de crédito pode ser facilitada após a apresentação de análise custo-benefício do projeto de eficiência energética que se pretende financiar.

Alguns incentivos financeiros são disponibilizados pelas concessionárias e por órgãos governamentais para realizar auditorias energéticas e implementar medidas de conservação de energia.

Por onde começo?

Programas de gerenciamento de energia internos podem ser criados com base em auditorias energéticas para reduzir o desperdício no uso de energia ou para cumprir as especificações de alguns regulamentos e normas. A contratação de um consultor pode auxiliar sua empresa a dar os primeiros passos nesta direção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *